domingo, 28 de maio de 2017

Robespierre

Nascido em 6 de maio de 1758, em Arras. Filho de um família a pequena burguesia, perdeu a mãe cedo e depois foi abandonado pelo pai.
Em 1781 viajou a Paris com uma bolsa de estudos e graduou-se em direito, e exerceu em sua cidade natal com sucesso.
Em 1789 se tornou deputado pelo Terceiro estado da região de Artois. Em abril de 1790, tornou-se membro do Clube dos Jacobinos, a ala mais radical do revolucionários. A parti daí, adquiriu notoriedade e sua vida passou a estar intimamente associada aos acontecimentos da Revolução Francesa.
Em 1791 Robespierre foi um dos principais líderes da insurreição popular do Campo de Marte. Sua fama de defensor lhe deu o apelido de "Incorruptível" e então combateu a facção dos girondinos.
Ele foi um dos que pediram a condenação do rei Luís XVI, que foi guilhotinado em 21 de janeiro de 1793. O mesmo ano Robespierre crio o Comitê de Salvação  Pública para perseguir os inimigos da revolução. E foi instaurado o regime do "Grande Terror" (auge do poder de Robespierre)
Em 1794, Robespierre mandou executar Danton, o revolucionário que propunha um rumo mais moderado para a revolução. Neste mesmo ano, tornou-se Presidente da Convenção Nacional. No dia 27 de julho, numa sessão tumultuado ele foi ferido e teve de sair as pressas da sala e foi detido imediatamente por seu inimigos e no dia seguinte foi guilhotinado.

Maximilien Robespierre


Morte do rei Luís XVI


Comitê de Salvação Pública




fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Maximilien_de_Robespierre

Por: Isabele C. Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário